A tecnologia e sua importância na construção civil

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, afirmou recentemente em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que o Governo Federal é sensível à importância da construção civil e defendeu a preservação de recursos para investimentos no setor. E a fala do ministro tem um motivo, já que cerca de 40% dos recursos aportados na indústria da construção retornam aos cofres públicos pela arrecadação tributária.

O que muita gente não sabe é que esse destaque do setor deve muito ao emprego da tecnologia. Isso porque toda construtora, ou pelo menos a grande maioria, tem como objetivo aumentar a produtividade nas obras para diminuir custos e usa a tecnologia pra isso. Mas é necessário planejar, investir e buscar as melhores opções de tecnologia disponíveis no mercado, o que inclui materiais, equipamentos digitais e máquinas automatizadas.

Só que não basta apenas que as empresas se mantenham atualizadas sobre o que há de mais moderno. É necessário que os profissionais também se informem sobre as tendências, afirma o sócio da Desttak Construção Civil, Jonatas Coelho, “É preciso que o colaborador da obra também fique atento às novidades e busque se especializar, não só para garantir o emprego, mas para que possamos otimizar o trabalho e entregar obras padronizadas, sustentáveis, com menor custo e mais agilidade”, diz. Vale salientar que na construção civil, infelizmente, o não cumprimento de prazos de obras é frequente, por isso a tecnologia é bem vinda para tentar diminuir esse quadro. Outro benefício é que se uma construtora se torna conhecida no mercado pelas suas entregas sempre em dia e pela qualidade do seu serviço, ela é vista com mais atenção por quem a contrata.

Além dos benefícios para a obra, a tecnologia pode ainda ser uma grande aliada na prevenção de acidentes, já que possibilita planejamentos assertivos, mais organização e uma visão mais ampla da obra como um todo, não apenas aos colaboradores, mas também aos clientes. A tecnologia é uma ferramenta que permite ganhos a todos os envolvidos, construtores, colaboradores e clientes. Assim construímos não só obras, mas um país sem desperdícios e mais sustentável para as futuras gerações.